sexta-feira, 30 de julho de 2010

LAUDO EXAME 1º ULTRA SOM

Boa tarde!
Pois esse laudo para veterinarios e criadores pudessem ver o caso da Xuxinha, com intuito de entender melhor que aconteceu com ela! Afinal tudo é útil para quem ama seu animal

Fatos Pós Parto

Oi, pessoal! Vim contar pra vocês como está Xuxinha Vida, e como está o tratamento.
Bom desde que a Veterinaria que faz visita aqui, desconfiou que era piometra, fizemos hemograma, e o resultado de uma consideravel mais leve alteração, de Leucócitos, valor de referencia (cão 6,0 a 17,0) e o dela estava em 18,0, e também um pouco de anemia, devido ao constante sangramento, as tetas estavam inchadas muito cheias.
Depois do hemograma Xuxinha fez ultra som, pela 1ª vez, o laudo da dr. responsavel, constatou um útero (compativel com pós parto).
No processo de tratamento contei o caso 2 veterinarias, analisando o caso, uma achou que era metrite, e que poderia se não houvesse tratamento virar piometra, e outra a veterinaria que realizou os ultrasom, concluiu que era uma anomalia que onde os fetos ficaram no utero, estavam demorando para voltar ao normal, e que as poucos já diminuiram, do 1º laudo pra 2º houve grande melhora.
Iniciamos o tratamento com Baytril de 5mg, e Contralac de 15mg, por 7 dias, e para evitar infeções Baytril ela tomou por mais 7 dias, e Monovin K direto na veia, por 2x.
Já fazem mais de 2 meses que ela criou, agora já não toma mais os medicamentos, apenas HEMOLITAN, vitamina, e em nenhum momento ela se abateu, nunca teve vomito, diarreia, nunca deixou de se alimentar bem, de correr e brincar, ela é até agitada demais.
O sangramento sessou...ás vezes devido a grande agitação dela fica uma pequena secreção clarinha, mas fico na duvida por que também fica marcadinho por causa da urina, que tem cão peludo sabe.
Enfim quiz evitar no ultimo fazer a cirurgia para retirar o utero, porque fiquei na duvida sinceramente...e também por medo da anestesia, e tudo, tadinha só 2 kg e meio.
Hoje ela está super bem! vou aguardar, e conto as novidades!
(SE ALGUÉM TIVER ALGUM CASO PARECIDO OU COMENTÁRIO)
Por favor me ajudem..

terça-feira, 6 de julho de 2010

Piometra: nenhuma cadela está a salvo!

Oi, gente!
Estou tensa, minha cadelinha Xuxinha Vida, teve sua 1ª cria em Maio, tudo correu bem...as 3 meninas...Marias como as chamavas são super saúdavéis! Mas desde que ela criou saia um liquido avermelhado, muito pouco pensava ser que seu organismo estava limpando...pois desconhecia A PIOMETRA, ela fez exame de sangue a pedido da veterinaria, e hoje levo minha pequena fazer ultra som...pelo exame de sangue tudo indica que seja piometra, mas eu torço que o ultra som não confirme, pois se confirmar ela terá que fazer cirurgia, e retirar o útero! ela é tão pequeninha e delicada...mas graças a Deus, ela está como sempre agitada, se alimentando bem...correndo pra lá e prá cá..!
Bom, daqui em diante vai o alerta pra vcs!

Piometra: nenhuma cadela está a salvo

Fatal se não tratada a tempo, a piometra não escolhe idade, raça ou porte


Parecia ser um dia normal. A administradora de condomínios Maria Inês Bonagura, de São Paulo (SP), chegou em casa depois de um dia de trabalho e foi recebida normalmente por Melody, sua cadela da raça beagle. "Ela é daquele tipo de cachorro que cola quando está com algum problema. Nesse dia, sentei para usar o computador, e ela, ao contrário de deitar na cama e ficar me espiando, deitou ao meu pé", lembra. Melody tremia muito, mas como é friorenta, Maria Inês a embrulhou em um endredon e tentou aquecê-la.


"No dia seguinte, levei-a à veterinária, mas como ela estava brincalhona e agitada como de costume, disse que não era nada. Deixei-a em casa e fui trabalhar. Só que à noite, quando voltei, foi a mesma coisa, da tremedeira". Logo de manhã, as duas voltaram à veterinária e Maria Inês solicitou que a veterinária encaminhasse a cadela para um raio X para certificar de que nada de errado estava acontecendo. Com o raio X, voltou à veterinária e naquela mesma tarde, Melody foi operada. Era um processo infeccioso chamado piometra, que se não tivesse sido tratado a tempo, poderia ter levado a beagle à morte.

Como acontece
A cadela, por algum distúrbio hormonal, começa a produzir progesterona (hormônio sexual feminino) e esse excesso leva a uma alteração das células da mucosa uterina. Com isso, ocorre o acúmulo de grande quantidade de líquido dentro do útero. Segundo Sílvia Crusco, normalmente a piometra acomete a cadela no diesto (período de 60 dias após o cio).

"Esse líquido acaba se contaminando, determinando a piometra", explica a veterinária Neísa. "Por causa do acúmulo, a infecção normalmente não responde bem ao tratamento com antibióticos, já que o líquido presente continuaria "alimentando" a infecção. Além disso, o emprego de antibióticos locais é de pouca valia, pois o formato do útero das cadelas (em "Y") impediria que a lavagem chegasse a todo o útero", explica.
"Além disso, muitas vezes, temos a piometra fechada, onde uma parte mais densa da vagina (o cevix) se encontra fechada, impedindo assim a introdução de uma sonda para lavagem. No caso de Melody, que foi uma piometra fechada, o quadro foi mais complicado, pois além de não ter o corrimento, que teria facilitado à dona da cadela detectar o problema, não teve eliminação do material purulento. Esse material retido dentro do útero aumenta a gravidade do quadro", diz.
"Se a Melody não tivesse sido operada naquele mesmo dia, ela poderia ter morrido, pois o caso era tão grave que no raio X já aparecia", diz. "Se a cadela não for operada a tempo, dificilmente sobrevive", observa a médica veterinária Sílvia Crusco, de São Paulo (SP). "Isso acontece porque a infecção que antes era uterina acaba se generalizando por todo o organismo. Temos aí uma sobrecarga renal, o que torna a cirurgia tardia mais arriscada", confirma a médica veterinária Neísa Lourenço, de Juiz de Fora (MG). Segundo ela, por meio do raio X é possível fazer apenas um diagnóstico presuntivo, que deve ser sempre analisado juntamente com o quadro clínico e com o hemograma, pois há um aumento considerável e característico no número de leucócitos (células de defesa). A ultrassonografia talvez seja o melhor método para confirmação da suspeita clínica", explica a doutora Neísa.


Sintomas


O pior é que nem sempre fica fácil identificar os sintomas da piometra. Se a piometra se manifestar de forma "aberta", é possível perceber um corrimento. "Esse corrimento normalmente se apresenta purulento, grosso, mal cheiroso, e muitas vezes com sangue. Já se a piometra for fechada, não teremos o corrimento e só veremos os sintomas da fase posterior, já de intoxicação orgânica pela infecção uterina", diz a doutora Neísa. Nessa fase, o animal apresenta um aumento no volume e no número de vezes em que a cadela urina, bem como aumento no consumo de água. "A cadela fica apática e pode ainda apresentar febre, vômito e cólicas, além de algumas vezes percebermos um aumento abdominal", acrescenta a doutora Sílvia.


Castrar para prevenir


Apesar da maioria dos casos se manifestar em cadelas a partir dos cinco anos de idade, a piometra pode atingir animais mais jovens. Além disso, por atingir mais cadelas que nunca tiveram cria, há uma mentalidade errônea que induz as pessoas a cruzar suas cadelas para evitar a doença. "Melody teve piometra dois anos depois de sua primeira cria", diz Maria Inês. Acasalar a fêmea a fim de prevenir a infecção não é um método garantido. "A única prevenção eficaz é realmente a castração. Aliás com ela, pela retirada do útero eliminamos de vez o risco da piometra e diminui também o risco de tumores de mama", diz a doutora Neísa.
>>>O tratamento para a doença é a cirurgia para retirada do útero e ovários. "Já presenciei cura de piometra com homeopatia, mas como muitas vezes não temos como arriscar um tratamento, muitos veterinários homeopatas acabam indicando a cirurgia", conta.



segunda-feira, 5 de julho de 2010

ONGs promovem abaixo assinado em prol dos animais

Todos animais merecem carinho e atenção, independente de raça!
A primeira delegacia de proteção animal do estado de São Paulo surgiu em Campinas e agora é a vez da capital ter uma unidade policial especializada em fazer cumprir as leis existentes em favor dos animais. A iniciativa é do Clube dos Vira-latas e já conta com o apoio do deputado Celso Giglio que encaminhou um pedido oficial ao Governador. Até o dia 30/julho de 2010 a ONG espera registrar 50 mil assinaturas e entregar em mãos ao governador do estado de São Paulo em exercício Alberto Goldman, que está substituindo José Serra por conta da candidatura do mesmo à presidência da república. Acesse e assine: www.cao.com.br