quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cachorrada Vip-Famosos e seus cães

O quadro cachorrada VIP,  passa aos domingos, no programa domingão do faustão.
Ninguém tem duvida, que um cão é e sempre será o melhor amigo do homem...
Os famosos, atores, cantores, enfim meio o artístico, que geralmente levam uma vida bem agitada, ainda conseguem reservar um espaço, para dedicar seu amor a seus animais de estimação.
Carolinie é atriz, e no ultimo domingo, nos emocionou, junto com poodle, tuffo, foi uma suspresa!
FONTE:http://tvglobo.domingaodofaustao.globo.com/cachorrada-vip

CAROLINIE E TUFFO NO ‘AGILITY’

dom, 05/12/10

por editor |

A atriz mostrou muito entrosamento com o seu cãozinho, Tuffo. Eles arrasaram e fizeram o menor tempo da competição.
Os elogios foram tanto que todos os jurados deram nota máxima e Carolinie se emocionou.
Confira a incrível apresentação da dupla Tuffo e Carolinie.






A COMPETIÇÃO CONTINUA. ASSISTA! NO PROXIMO DOMINGO!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os cães guias, uma lição de amor e cidadania

panfleto_cao_guia
Eles também podem ser a luz dos nossos olhos. Esses peludos especiais são os famosos cães-guia para cegos.
Os cães-guia desenvolvem um trabalho excepcional junto aos portadores de deficiência visual, eles proporcionam aos seus donos uma vida independente, sem maiores restrições.
Os primeiros registros de cães-guia se encontram pintados em um mural nas ruínas de Roman Herculaneum, atualmente cidade de Ercolano na província de Napoli na Itália. Existem também registros da Idade Média, entretanto a primeira tentativa de treinamento sistematizado de cães-guia aconteceu em 1780, no Hospital para cegos “Les Quinze-Vingts” em Paris.
Alguns anos depois em 1788Josef Riesinger que morava em Viena treinou um Spitz para lhe acompanhar e, frequentemente, as pessoas acreditavam que ele não era cego.
Existem outros registros da idéia do cão-guia no ano de 1819 também em Viena; e  na Suíça em1918. Entretanto foi durante a Primeira Guerra Mundial que o médico alemão Gerhard Stallinteve a idéia de sistematizar o treinamento de cães-guia para acompanhar os soldados que haviam perdido a visão.
Atualmente, antes do treinamento específico para cão-guia, o peludo, que geralmente é umGolden Retriever ou um Labrador, passa o primeiro ano de sua vida em uma família voluntária(criadores de filhotes) que tem como responsabilidade socializá-lo e expô-lo a diversos tipos deestímulos de maneira que ele possa vivenciá-los de forma tranquila. Além disso, eles tem o compromisso de ensiná-lo os comandos básicos.
Depois de mais ou menos um ano, o cachorro volta à escola de cães-guia que fará uma avaliação das suas aptidões, como boa memória, capacidade de concentração por um longo período de tempo, inteligência e etc. Quando o peludo atende os requisitos, ele é encaminhado para otreinamento.
Se o cão não tiver as habilidades necessárias para este trabalho, ele é encaminhado para realizar outros tipos de tarefas como o rastreamento, ou é adotado por uma família (a preferência é pela familia que o criou).
Após o treinamento ele começa a trabalhar com o novo dono, que também deve ser treinado para compreender os movimentos e sinais que o cão lhe dá. Da mesma maneira, ele deve começar a reconhecer o seu dono como líder, e  então obedecer os comandos dados por ele.
cao-guia
Quando eles se graduam na escola de cães-guia eles são capazes de trabalhar como uma equipe totamente sintonizada, compreendendo cada movimento de seu parceiro.
Depois de mais ou menos 9 anos de trabalho o cão se aposenta. Apesar de continuar muito esperto e inteligente, as limitações físicas da idade começam a aparecer, e então chega o momento do justo descanso.
Geralmente, quando ele se aposenta, passa a ocupar o lugar de animal de estimação, e  seu dono recebe um novo cão-guia. Caso seu dono não possa permanecer com ele, a escola de cães-guia procura um novo lar para ele, já que existem vários candidatos na fila de espera para adoção desses cães especiais.
Com certeza eles são um ótima companhia para qualquer pessoa, e devem ser muito bem  recompensados pelos anos de trabalho e absoluta dedicação.
No Brasil existem projetos de cães-guia sendo desenvolvidos em São Paulo pelo IRIS, em Santa Catarina pela Escola de Cães Guia Helen Keller , e em Brasília pela ONG Integra.