quarta-feira, 31 de março de 2010

Animais e Crianças

O Melhor Amigo Para Seu Filho

Todos nós sabemos que as crianças são fascinadas pelos animais. Se você realizar uma expedição rápida pelo quarto de seu filho, vai encontrar vários animais imaginários em livros, filmes, músicas, jogos, decoração e nas roupas que usam. Na vida real, nos últimos 10 anos se há duplicado a quantidade de dinheiro que gastamos com nossos animais de estimação aumentando em mais de $38 bilhões de dólares, segundo a “American Pet Products Manufactures Association”. Esta cifra é mais alta do que gastamos com as indústrias de brinquedos ($ 23 bilhões) e com os doces ($ 24 bilhões).
Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Professora da universidade de Indiana e autora do livro “Why the wild things are: Animals in the Lives of Childrens”, Gail F. Melson, globalmente se estima que quatro em cada 10 crianças começaram suas vidas com um animais de estimação em casa. Cerca de 90 por cento das crianças vivem ou viveram com um animal em algum momento de sua infância.
Os Animais de Estimação podem ensinar
As crianças se tornam mais confiantes em ler livros para seus animais de estimação, principalmente para os cães, opina Mary Renk Jalongo, professora de Educação da Universidade da Pennsylvania e autora do livro “The World of Children and Their Companion Amnimals”. “Quando uma criança lê para seu animalzinho, ela pode acariciá-lo ao mesmo tempo em que lê e também pode mostrar-lhe as figuras e fazer perguntas, como se fosse uma pessoal adulta. Além disso, ela se sente segura se a leitura lhe causar algum medo”.
Faz muito tempo que se sabe, entre os educadores, que levar animais para as escolas ajudam a desenvolver as crianças com problemas de aprendizado. Agora, os especialistas descobriram que todas as crianças se beneficiam com a presença de um animal pois esses não julgam e não fazem juízo de valores. Em um estudo se pediu para uma criança ler em voz alta para um adulto, para um coleguinha e para um cão. Os pesquisadores analisaram os níveis de stress quando esta criança estava lendo e observaram que ela estava mais tranqüila e relaxada enquanto lia para o cão do que quando lia para os humanos.
Em outro estudo se pediu para algumas crianças que aconselhassem as outras crianças menos populares na escola a se tornarem mais populares. As respostas que mais escutaram não foi em ter um sapato novo ou roupa da moda ou um brinquedo moderno e inovador e sim para que tivessem um animal de estimação. Não importa se é um hamster ou um cavalo, o importante, explica a professora Mary, é que um animal de estimação da à criança um tema de conservação e um interesse comum com outras crianças. Além disso, lhe traz segurança e conforto.
A professora Gail perguntou à um grupo de crianças de 5 anos que tem um animal de estimação o que faziam quando se sentiam tristes, com medo ou com um segredo para repartir. Mais de 40% respondeu que confiavam ou contavam para seus animais de estimação. Os pais de crianças que possuem um animal de estimação têm filhos menos ansiosos e menos isolados, disse Gail.
Gail também começou a estudar o impacto que tem os animais de estimação para conhecer como os seres humanos desenvolvem suas habilidades para cuidar dos outros. “O cuidar dos outros não é uma qualidade que aparece do nada na idade adulta”, disse. “E não se aprende a cuidar dos demais só porque alguém cuidou de você quando era criança”.
Formando a responsabilidade
Em nosso mundo moderno, há poucas oportunidades para que as crianças cuidem de outros seres vivos aparte de seus animais de estimação. Em países, especialmente latinos, os irmãos cuidam entre si, mas nos Estados Unidos isso não é culturalmente aceitável, disse a professora Gail. “Em muitos estados americanos é ilegal deixar uma criança menor de 16 anos ao cuidado de outro menor”.
Então, como se planta a semente para ser um bom pai durante a infância? A professora Gail crê que uma das formas é através dos animais de estimação. Em seus estudos, ela comparou os animais de estimação como se fossem os irmãos menores. Em um lapso de 24 horas, as crianças com animais de estimação dedicaram uma média de 10.3 minutos a cuidá-los, enquanto as outras crianças se dedicaram apenas 2.4 minutos cuidando de seus irmãozinhos.
“Para os meninos é muito importante cuidar de um animal de estimação, já que é visto como uma menina se cuidar de uma criança ou brincar de bonecas, disse a professora Gail. Aos 8 anos, as meninas já estão mais envolvidas que os meninos, tanto fora como dentro de casa, com cuidados com algum bebê, mas quando se trata de cuidar dos animais de estimação ambos participam por igual.
Mantendo as crianças saudáveis
Segundo um estudo de Dennis Ownby, MD., pediatra e chefe do departamento de imunologia e alergias do “Medical College” em Georgia, ter muitos animais diminui o risco de uma criança desenvolver algumas alergias. Em suas pesquisas, sua equipe acompanhou 474 bebês desde o seu nascimento até os 7 anos de idade. Descobriram que as crianças que estavam expostas a dois ou mais cães e gatos quando eles eram bebês tinham menos da metade da possibilidade de desenvolver alergias comuns que as crianças que não tiveram contato nenhum com animais. As crianças com animais de estimação possuem menos alergias a animais e aos ácaros do pó como também à grama e algumas plantas. Outros estudos sugerem que expor a criança pequena aos animais diminui o risco de desenvolverem asma.
“Ninguém sabe ao certo porque isso acontece, mas o Dr. Dennis tem uma teoria: “Quando uma criança brinca com uma cão ou um gato, estes normalmente o lambem”, disse. “Essa lambida transferem as bactérias que vivem nas bocas dos animais e essa exposição a essas bactérias podem chegar a mudar o sistema imunológico como uma resposta a essas alergias”.
Construindo laços
Um dos maiores e inesperados benefícios em se ter um animal de estimação, é que ajudam os membros das famílias e ficarem mais próximos entre si e com mais força familiar. “Quando eu pergunto a uma criança e ao seus pais se seus animais realmente formam parte da família, a maioria me olham surpresos – quase que ofendidos – pela pergunta”, explica a professora Gail. A resposta comum é: “Claro que fazem parte da família”.
As famílias centralizam as atividades ao redor de seus animais porque estes lhe acompanham durante suas atividades. Todos em algum momento levam seus cães para passear e ajudam em seus cuidados diários com o limpeza, alimentação, além, claro, das brincadeiras. Tem-se demonstrado que as famílias se beneficiam com simplesmente observar como um gato persegue seu rabo ou como os peixes nadam em seu aquário. Passar o tempo com este tipo de atividade nos permite desacelerar o passo agitado que levamos com esse mundo moderno.
Qual o melhor animal para seu filho
Encontrar o Animal Ideal
Encontrar um animal ideal é um processo complicado. Aqui publicamos alguns conselhos para tentar encontrar o melhor animal para seu filho. Sugerimos que antes de ir a um criador, veterinário ou loja, decida quanto tempo tem livre, quanta disposição você tem para limpar e cuidar, quanto espaço tem disponível em sua casa, quantas vezes por ano viaja e quanto dinheiro pode gastar com alimentação e bem estar do animal.
Animal
São ideais para...
Lembre-se
Peixe

...as crianças que nunca tiveram um animal. São populares para iniciantes nesta tarefa de cuidar do outro ser vivente já que os peixes coloridos podem viver vários anos em água fria sem filtro nem aquecedor.
Podem morrer prematuramente se não tiverem os devidos cuidados ou se for alimentado com muita comida.
Cão
...as crianças construírem laços fortes. A relação humano-animal é particularmente forte com os cães por sua lealdade. Tem em conta que é o melhor amigo do homem.
Requerem mais atenção que outros animais de estimação. As promessas de "passeios diários, horários de comidas" não serão cumpridas pelas crianças mais bem intencionadas. Além disso, tem que se tomar cuidado com as mordidas. Nunca deixe seu cão sozinho com um bebê ou com crianças pequenas.
Gato
...as crianças que gostam de cuidar de seu animal de estimação, mas não se sente mal se o gato as ignora a maior parte do tempo. Sabe-se que tanto homens como mulheres gostam de gatos mas na realidade são mais populares entre as meninas.
...Se você já tem um gato em casa, seu bebê recém nascido terá menos risco de ter alergias. Mas se o leva para casa quando a criança é grande, este pode desenvolver alergia: 30% de quem tem gatos são alérgicos. Os gatos também podem arranhar quando estão brincando.
Ave
...as crianças que se entusiasmam com qualquer animal. As aves são coloridos e podem ser muito sociáveis, mas necessitam muito tempo e paciência para treiná-los. É por este motivo que Não são apropriados para todas as crianças.
Se você tem uma criança que gosta de desordem, há certos tipos de aves que não são adequados para eles. Escolha uma ave por seu temperamento e não por sua côr pois ssua personalidade variam muito segundo à espécie.
Hamster e cia
..aquelas famílias que querem um animal de estimação mas não estão preparadas para ter um gato ou um cão. Estes são animais de "bolso", ideais para aqueles que passam muito tempo fora de casa, pois são noturnos e dormem durante o dia.
Tem que mudar e limpar a gaiola regularmente, o cheiro de amoníaco que exala da urina de um roedor é bastante forte. Por isso é necessário uma limpeza constante.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Nenhum comentário:

Postar um comentário