quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Alerta- Saiba os riscos que pode correr em adquirir um Micro

Boa tarde, gente!
O assunto de hoje é YORK SHIRE MICRO.
O termo "micro" vem sido indiscriminada-mente por vários criadores, com intuito de caracterizar cães aproximadamente de 1 kg , como em todo meio existem os que querem enganar; dizem que o filhote é micro, e na verdade é o padrão normal, em torno 3 kg,o intuito de taxar como "MICRO" é pelo valor, hoje os cães menores estão muito valorisados, ou seja custam mais caro.
Freqüentemente cães muito pequenos sofrem de vários problemas, mas é possível (SIM) encontrar cães "micro" com alto padrão, e principalmente boa saúde, porém são raros.
Fique sempre atento, antes de adquirir um MICRO, seja York, Poodle, Schnauzer!!! ou outros!

ORIGINÁRIO DA GRÃ BRETANHA
A raça foi criada inicialmente para caçar ratos no ambiente de trabalho de seus donos. Treinado para tal função, passou a se destacar em campeonatos de caça aos ratos, até o momento que ganhou espaço com sua beleza e se tornou uma das maiores estrelas das exposições oficiais de cães.

O Yorkshire Terrier foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club somente em 1885 e em 1898, no Kennel Club da Inglaterra, tornando-se popular nesses países após 1900. Acredita-se que no Brasil a raça foi introduzida em 1966 chegando ao topo da cinofilia nacional em 2001, quando a raça foi a nº 1 do Brasil em nascimentos registrados.
CÃO DE COMPANHIA
Portanto, gosta de estar perto de pessoas da família, participando de tudo. É um animal que se mantém atento a qualquer tipo de ruído, dando o alerta assim que percebe que algo fora do normal está acontecendo.

Os Yorkshires são carinhosos, meigos, inteligentes, dóceis, obedientes, não tem mania de destruição, mas estão sempre procurando novidades. Embora pequeno e com estrutura frágil, o yorkie, desde que não seja miniaturizado, não tem predisposição particular a doenças sérias. Os mais comuns são os odontológicos, precisamente o tártaro e a dentição dupla, a qual se caracteriza pelo nascimento dos dentes permanentes sem que caiam parte dos de leite. Ambos os problemas, inicialmente, só geram mau hálito e são de fácil solução. No caso do tártaro, bastam limpezas dentárias periódicas. Quanto à dentição dupla é, só extrair os dentes que não caíram.
ATENÇÃO AOS MICROS
Como geralmente acontece com as raças que se tornam muito populares, um maior número de acasalamentos não bem planejados vem ocorrendo com maior incidência.Miniaturização dos York (criadores que produzem exemplares com menos de 1.5kg) Tamanha excessivamente pequena é preocupante, no caso do Yorkshire o padrão da raça estabelece até 3,1 kg, se considera como ideal 2 a 2,5 kg. Mas existem cães pesando 1 a 1,5 kg . Na realidade micro não existe, esta classificação é errada, em uma ninhada nascem filhotes que quando adultos cada um terá um peso diferente, o que chamam popularmente de micro que terá o peso de 1 kg mais ou menos e isto é mosca branca, e não aconselhável, pois para que ele tenha este tamanho, em sua história genética foram feitos muitos acasalamentos consangüíneos,( cruzamentos entre parentes muito próximos, como mãe com filho,entre irmãos e assim por diante) e este procedimento poderá trazer muitos problemas genéticos.
IMPORTANTE: Não é aconselhável cruzamento de matrizes abaixo de 1.8 Kg
YORKIES ABAIXO DE 1.5 Kg PODEM APRESENTAR
Ossatura frágil;
Cabeça Grande
Hidrocefalia - Má formação no cérebro que causa o acúmulo de líquido intercerebral, pode provocar convulsões e levá-lo a morte;
Olhos saltados
Pelagem rala - Pêlos que não cresce;
Dentição torta e prognatismo;
Geralmente precisa de cesariana para nascer;
Produtos de limpeza, antipulgas e carrapaticidas podem ser fatais;
Tem propensão à hérnia umbilical e inguinal;
Geralmente latem compulsivamente;
Fechamento tardio da moleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário