segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HOMEOPET-HOMEOPATIA PARA PEQUENOS ANIMAIS

HOMEOPET, tem uma linha de produtos homeopáticos, uma boa alternativa para seu pet.
Vale a pena conferir.
SITE: http://www.homeopet.com.br/
BLOG: http://www.homeopet.com.br/blog/
MINHA YORK CINDY KETY COM CAMISETA DE AACC-MS(ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS COM CANCER) UMA INICIATIVA E PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA DE  HOMEOPET
AJUDE VOCÊ TAMBÉM,ACESSE: http://www.aacc-ms.org.br

HOMEOPATIA EM ANIMAIS



Homeopatia


A Homeopatia enxerga o indivíduo como um todo, promovendo o seu tratamento geral, sem tratar somente do fígado, do dente, ou da mente do indivíduo, por exemplo.


O uso da homeopatia para o tratamento de animais vem se desenvolvendo com o tempo e tem nos mostrado como essa prática pode ser benéfica. Temos presenciado a eficácia deste modo de tratamento, que é quase uma filosofia.
Para promover a cura, o homeopata precisa conhecer todos os sintomas de seu paciente. Estes sintomas irão revelar o modo como cada indivíduo interage com o meio que o cerca, e qual a solução para o mal que lhe aflige. Pelos sintomas apresentados e observados no animal, o homeopata irá escolher, com base na totalidade sintomática do paciente, aquele medicamento que espelhe o seu paciente, e que, portanto, seja capaz de curá-lo.

MITOS E VERDADES  
- É UM MÉTODO NATURAL DE TRATAMENTO
Verdade.
Porque nos utilizamos de substâncias oriundas da natureza (animal, vegetal ou mineral) que são preparadas somente por diluições sucessivas com água e álcool e agitadas manualmente ou por aparelhos.
Somente não deve ser confundida com Fitoterapia ou Florais, que também se utilizam de substâncias presentes na natureza, mas estas não são preparadas do mesmo modo (diluídas e agitadas)
- SE NÃO FIZER BEM, MAL TAMBÉM NÃO FAZ 
Mentira.
Todas as substâncias utilizadas em cada um dos medicamentos homeopáticos possuem ação sobre os organismos semelhantes à substância utilizada. Pode ocorrer que essa semelhança não seja total de forma a curar o indivíduo, mas seja parcial, de forma que irá induzir o indivíduo a algum tipo de reação, que nem sempre é agradável. Logo a homeopatia só deve ser utilizada pelo médico especialista no assunto, capaz de analisar a semelhança do remédio com o indivíduo.
- DEMORA MUITO TEMPO PARA COMEÇAR A FAZER EFEITO
É relativo, depende do efeito a que estamos nos referindo.
Nos caso agudos, temos um quadro clínico urgente, o efeito pode ser tão rápido quanto a alopatia, às vezes até mais rápido.
Nos casos crônicos, onde temos que equilibrar o organismo levando em conta inúmeros fatores, o resultado é mais lento, ou seja, conseguimos rapidamente resolver os sintomas agudos que se apresentam, mas considerarmos o organismo equilibrado realmente leva algum tempo; até por isso retornamos mais vezes ao homeopata ao longo desse tempo.
- OS REMÉDIOS TEM QUE SER DADOS DE HORA EM HORA
É relativo, depende do quadro que estamos tratando.
Nos quadros agudos, onde precisamos de um efeito rápido, podemos realmente precisar utilizar a medicação mais frequentemente (de hora em hora e até com intervalo de minutos), mas esse tipo de esquema normalmente só é usado num primeiro dia. Nos dias subsequentes podemos instituir um tratamento com medicação 3, ou 4 ou 6 vezes ao dia.
Mas em outros casos utilizamos medicação até uma vez por dia, ou ainda uma vez por semana, e muitas vezes ainda somente uma dose única.
- A HOMEOPATIA COMO ÚLTIMO RECURSO
As pessoas às vezes tendem a somente procurar a homeopatia quando já tentou de tudo com a alopatia e não obteve sucesso.
Realmente temos visto a homeopatia resolver casos onde a alopatia já tinha esgotado seu arsenal medicamentoso, porem podemos usar a homeopatia em qualquer caso, e não somente naqueles onde não sabemos mais o que fazer.
- A HOMEOPATIA É UMA FORMA EMPÍRICA DE TRATAR, QUASE COMO UMA BRUXARIA 
Mentira.
A homeopatia é uma ciência, que existe desde 1796.
É uma ciência baseada no poder energético das várias substâncias naturais, somente o conhecimento deste poder energético é objeto de muitos estudos a fim de se determinar os efeitos e poderes dessas substâncias. O médico homeopata, seja ele humano ou veterinário, estudou e está perfeitamente apto a escolher a substância correta para medicar o seu paciente, e sabe exatamente o que ela produzirá no organismo e porque.
- A HOMEOPATIA NÃO ACEITA OUTRAS FORMAS DE TRATAMENTO 
Mentira.
Os profissionais que se utilizam da homeopatia na medicina (veterinária ou humana) também examinam o paciente, fazem diagnósticos, se utilizam de exames complementares (radiografias, exames de sangue, ultrassonografias, etc.) e usam outras terapias quando necessário, não dispensando as novas descobertas da medicina veterinária. O mais importante em qualquer tipo de tratamento é o bom senso.
O homeopata também recomenda uma cirurgia, sendo ela realmente necessária; inclusive, no arsenal de medicamentos homeopáticos existem drogas que podem ser utilizadas para minimizar os efeitos traumáticos da cirurgia, bem como os efeitos indesejáveis da anestesia.
Ou seja, o Médico Veterinário Homeopata é um Veterinário como outro qualquer, apenas vê o seu animal por um outro ângulo, mais complexo e mais completo.
- A HOMEOPATIA NÃO ATUA EM QUALQUER CASO 
Mentira.
A homeopatia atua em todas as áreas, não existindo nenhuma contra indicação para a sua utilização. A única contra indicação ocorre quando pessoas leigas em homeopatia fazem prescrições, normalmente porque já se utilizaram deste ou daquele medicamento e conseguiram resultados. Isto não é uma garantia para que o tratamento funcione em outro indivíduo.
Os medicamento utilizados na homeopatia não são para este ou aquele quadro clínico, e sim para determinado indivíduo com aquele determinado quadro clínico. Justamente por isso muitas pessoas que já fizeram uso de medicação homeopática não ficaram satisfeitas com o resultado. A "culpa" não é da homeopatia, e sim destas prescrições realizadas sem a correta individualização do quadro e do paciente, que, neste caso, não terá recebido o remédio correto.
O que acontece é que na alopatia qualquer um que tenha uma dor de cabeça, por exemplo, pode se utilizar de uma série de medicamentos. Já na homeopatia a dor de cabeça de um indivíduo será combatida com um medicamento escolhido para esta dor dele, enquanto que a dor de cabeça de outro paciente poderá não ceder com este mesmo medicamento, visto que não são a mesma dor de cabeça, terão sempre nuances diferentes.
É isso que torna o ato de saber prescrever corretamente os medicamentos homeopáticos uma arte; arte esta difícil, pois requer muito estudo e observação; mas, ao mesmo tempo, apaixonante.


Dra. Neisa T. Lourenço - Médica Veterinária - UFF 1980
Especialista em Homeopatia - IHB 1998
Juiz de Fora - MG





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cão obeso pode dar cadeia para dono por maus-tratos

Olá, pessoal!
Hoje estou postando uma matéria que achei bem interessante.
Imagine se essa lei vigorá de verdade, muitas pessoas boas, e muitos donos de labradores iriam pra cadeia...pois o labrador é uma das raças que são mais afetadas pela obesidade, eu tenha duas, hindy e brenda que por enquanto estão com peso normal, pois são bem jovens ainda. Vamos ao assunto..

Lei prevê que alimentação excessiva pode expor animal ao desenvolvimento de doenças. Punição varia de três meses a um ano.


Pouca gente sabe, mas deixar os cão engordar até ficar obeso pode trazer punição aos donos, A lei nº9.605, em vigor desde 1988, garante proteção aos animais e prevê que negligenciar sua alimentação e o expor a doenças passa a ser uma infração. A punição pode ser reclusão de três meses a um ano, além de multa.
Na pratica, a lei não pegou no Brasil porque a cultura latina entende que alimentar muito é alimentar bem. Mas os especialistas alertam para as conseqüências  da obesidade canina.
" Cães acima do peso podem ter hipertensão arterial, diabetes, dificuldades respiratórias, problemas de coluna, entre outros problemas. O assunto é tão grave quanto nos humanos"; explicou o veterinário MARCELO QUINZANI,  do Hospital Pet Care Centro Veterinário, no Morumbi, Zona Oeste.
Nos ultimos anos, estima-se que 25% a 33% dos cães e gatos que freqüentam clinicas veterinárias estão obesos, e 40% dos cães adultos apresentam sobre peso (excesso de peso em 10% e 20% do ideal).
QUINZANI, acredita que é preciso observar uma serie de fatores antes de acusar alguém:
" o cachorro pode ter uma doença endócrina, ou apenas necessidade de fazer exercícios físicos  para queimar a gordura"
A cadela Sara (imagem não disponível) de dois anos, por exemplo, desenvolveu compulsão alimentar após castração, afirma a dona que preferiu não se identificar.
O veterinário PAULO DIAS, orienta que não basta queimar gordura. " Um profissional tem que acompanhar o cão, que vai ter ração especial, exercícios controlados e medicação."


  HÁ UMA DIFERENÇA BEM NOTAVÉL ENTRE O LABRADOR OBESO E O LABRADOR NORMAL


Fonte: Diário de São Paulo- Sábado/ 21 de Agosto de 2010
Por: Dany Costa

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Alerta- Saiba os riscos que pode correr em adquirir um Micro

Boa tarde, gente!
O assunto de hoje é YORK SHIRE MICRO.
O termo "micro" vem sido indiscriminada-mente por vários criadores, com intuito de caracterizar cães aproximadamente de 1 kg , como em todo meio existem os que querem enganar; dizem que o filhote é micro, e na verdade é o padrão normal, em torno 3 kg,o intuito de taxar como "MICRO" é pelo valor, hoje os cães menores estão muito valorisados, ou seja custam mais caro.
Freqüentemente cães muito pequenos sofrem de vários problemas, mas é possível (SIM) encontrar cães "micro" com alto padrão, e principalmente boa saúde, porém são raros.
Fique sempre atento, antes de adquirir um MICRO, seja York, Poodle, Schnauzer!!! ou outros!

ORIGINÁRIO DA GRÃ BRETANHA
A raça foi criada inicialmente para caçar ratos no ambiente de trabalho de seus donos. Treinado para tal função, passou a se destacar em campeonatos de caça aos ratos, até o momento que ganhou espaço com sua beleza e se tornou uma das maiores estrelas das exposições oficiais de cães.

O Yorkshire Terrier foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club somente em 1885 e em 1898, no Kennel Club da Inglaterra, tornando-se popular nesses países após 1900. Acredita-se que no Brasil a raça foi introduzida em 1966 chegando ao topo da cinofilia nacional em 2001, quando a raça foi a nº 1 do Brasil em nascimentos registrados.
CÃO DE COMPANHIA
Portanto, gosta de estar perto de pessoas da família, participando de tudo. É um animal que se mantém atento a qualquer tipo de ruído, dando o alerta assim que percebe que algo fora do normal está acontecendo.

Os Yorkshires são carinhosos, meigos, inteligentes, dóceis, obedientes, não tem mania de destruição, mas estão sempre procurando novidades. Embora pequeno e com estrutura frágil, o yorkie, desde que não seja miniaturizado, não tem predisposição particular a doenças sérias. Os mais comuns são os odontológicos, precisamente o tártaro e a dentição dupla, a qual se caracteriza pelo nascimento dos dentes permanentes sem que caiam parte dos de leite. Ambos os problemas, inicialmente, só geram mau hálito e são de fácil solução. No caso do tártaro, bastam limpezas dentárias periódicas. Quanto à dentição dupla é, só extrair os dentes que não caíram.
ATENÇÃO AOS MICROS
Como geralmente acontece com as raças que se tornam muito populares, um maior número de acasalamentos não bem planejados vem ocorrendo com maior incidência.Miniaturização dos York (criadores que produzem exemplares com menos de 1.5kg) Tamanha excessivamente pequena é preocupante, no caso do Yorkshire o padrão da raça estabelece até 3,1 kg, se considera como ideal 2 a 2,5 kg. Mas existem cães pesando 1 a 1,5 kg . Na realidade micro não existe, esta classificação é errada, em uma ninhada nascem filhotes que quando adultos cada um terá um peso diferente, o que chamam popularmente de micro que terá o peso de 1 kg mais ou menos e isto é mosca branca, e não aconselhável, pois para que ele tenha este tamanho, em sua história genética foram feitos muitos acasalamentos consangüíneos,( cruzamentos entre parentes muito próximos, como mãe com filho,entre irmãos e assim por diante) e este procedimento poderá trazer muitos problemas genéticos.
IMPORTANTE: Não é aconselhável cruzamento de matrizes abaixo de 1.8 Kg
YORKIES ABAIXO DE 1.5 Kg PODEM APRESENTAR
Ossatura frágil;
Cabeça Grande
Hidrocefalia - Má formação no cérebro que causa o acúmulo de líquido intercerebral, pode provocar convulsões e levá-lo a morte;
Olhos saltados
Pelagem rala - Pêlos que não cresce;
Dentição torta e prognatismo;
Geralmente precisa de cesariana para nascer;
Produtos de limpeza, antipulgas e carrapaticidas podem ser fatais;
Tem propensão à hérnia umbilical e inguinal;
Geralmente latem compulsivamente;
Fechamento tardio da moleira.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aves de estimação

Olá, pessoal!!!
Como estão...
espero que bem!
Bom hoje o assunto são as calopsitas, eu tenho 5 aves, e pretendo ter mais, são grandes companheiras, alegres, e inteligentes.




Originária da Austrália onde podem ser vistas na natureza, a Calopsita é a menor da família das Cacatuas. Seu nome científico é Nynphicus hollandicus que significa 'Deusa da Nova Holanda" nome da Austrália até 1804. Em 1838, John Gould, ornitólogo inglês, autor bem sucedido de livros sobre história natural, visitou a Austrália objetivando conhecer sua fauna, até então pouco conhecida e realizar ilustrações de aves. Foi a partir de seu retorno em 1840, através dos livros e ilustrações divulgadas, que o público teve sua atenção chamada para a beleza das aves daquele continente, especialmente a Calopsita. Ainda é creditado a este pesquisador o fato de ter sido a primeira pessoa a levar Calopsitas para fora da Austrália, contribuindo decisivamente para a divulgação da espécie.
Por volta de 1884, a Calopsita já se encontrava bem estabelecida nos aviários europeus, entretanto, como na natureza só existia um padrão de cor, a disseminação maciça dessa ave somente ocorreu a partir da primeira mutação, era o Arlequim, pouco antes de 1950. A partir daí, outros padrões de cores foram surgindo, ganhando então a Calopsita, enorme popularidade, sendo hoje um dos pássaros mais criados do mundo.
É o pássaro perfeito e o mais indicado para quem quer uma relação mais íntima com uma ave. São divertidos e leais ao bando, do qual o dono passa a fazer parte.
Um dos itens que mais chama a atenção dos amantes destas aves é a possibilidade de amansá-las. Desta forma as calopsitas passam a ser, nestes casos, aves de estimação. Atualmente este segmento de aves é conhecido como aves de toque pelo fato de que elas e outras aves poderem ser tocadas, acariciadas e responderem a estes estímulos. Uma vez que criam vínculos com seu criador acabam sendo criadas como animais de estimação. Este talvez seja um dos fatores que mais tenha difundido para sua expansão nos lares. Embora possam ser criadas em gaiolas - a exemplo de outras aves - podem ser criadas soltas nos acompanhando pela casa enquanto vemos filmes ou lemos um livro. Por vezes parece que acabam por apreciar mais a companhia humana do que a da própria espécie. Ou pensam que são seres humanos pequenos ou que nós somos enormes calopsitas. Seu criador ou dono acaba fazendo parte de seu 'bando' e desta forma, as famílias acabam por ganhar mais um membro.
A diferenciação entre as aves 'normais' e as mansas depende fundamentalmente de como elas são criadas. Muitos criadores optam por separá-las ainda bem jovens e alimentá-las pessoalmente, conforme tabela que pode ser seguida no item 
Alimentando filhotes. Embora este seja realmente o método mais 'fácil' de amansá-las, há inconvenientes. Uma vez que acabamos fazendo as vezes dos pais ao alimentá-las elas acabam facilmente nos aceitando e ficando, consequentemente, naturalmente mansas. O risco é que quando os pais alimentam os filhotes pela regurgitação acabam diretamente fornecendo anticorpos que as protegem naturalmente durante toda sua vida. Por melhor que seja a qualidade da 'papinha' que fornecemos a elas nunca terá os mesmos efeitos que uma alimentação natural fornece. Desta maneira acabamos por obter um animal realmente mais dócil porém com resistência diminuída e, certamente, com menos tempo de vida. Se também não efetuarmos esta alimentação de forma compartilhada ( entre as várias pessoas da família ) existe a tendência de aquela ave acabar por aceitar como seu 'dono' somente o criador efetivo, rejeitando em maior ou menor grau os demais membros da família. Normalmente os machos tendem a adquirir mais facilmente este comportamento do que as fêmeas. Se diversas pessoas efetuam sua alimentação ela acaba aceitando parcialmente a todos. Mas não é raro que, mesmo assim, a ave acabe por 'escolher' alguma pessoa como seu dono, a exemplo do que ocorre com as demais espécies de psitacídeos.


Comprar uma calopsita mansa não é tão fácil, principalmente pra quem não tem experiência, quando for comprar veja se a ave vem no seu dedo, se ela se afastar ou fugir evite a compra, o vendedor irá dizer que é porque a ave não está acostumada com você, o que não é mentira, mas uma ave mansa de verdade vai com qualquer pessoa, ou seja, não estranha ninguém, com esse cuidado você terá uma garantia a mais de estar adquirindo uma ave realmente mansa. Sempre peça auxílio a alguém que já tenha calopsitas para lhe indicar onde comprar, o preço pode variar dependendo da cor e ela vive até 25 anos, portanto, calma na hora de comprar, não o faça por impulso.
Outro método de 'amansar' as aves consiste em, a partir dos 3 meses de vida, ir acostumando-as aos poucos conosco . Este método preserva a aquisição dos anticorpos dos pais pois eles alimentam os filhotes por mais tempo, fornecendo maior resistência contra as doenças. É um método mais trabalhoso mas que também fornece bons resultados. A partir de uma determinada data procure colocar a gaiola em que a ave está próxima de si. Procure conversar, procure muito lentamente se aproximar da ave. Ofereça alguma semente que ela goste como, por exemplo, girassol miúdo. Procure efetuar este procedimento o maior número de vezes possível. A partir de um determinado ponto ela irá começar a se acostumar com você, irá se aproximar. A seguir irá aceitar a semente. E assim, lentamente, você irá cativando sua confiança. É fundamental que o ambiente à volta de vocês esteja tranquilo, preferencialmente sem crianças ou outros animais próximos. Aos poucos procure acariciar seu corpo, sua cabeça, sempre com gestos bem lentos e bem à vista dela. Carinho nas bochechas são bem aceitos, na maioria das vezes. Novamente lembrando, fêmeas aceitam mais facilmente este contato. Os machos são mais reservados. Mas com ambos este processo também funciona, basta que o tempo investido no relacionamento seja maior.
Lembre-se que bicadas fortes fazem parte do exercício. Não desista se isto ocorrer. Por vezes, sobretudo no início, as bicadas podem mesmo vir a tirar um pouco de sangue. Claro que tudo depende de você e do temperamento da própria ave. Irritar-se com ela, gritar, irá apenas desfazer o trabalho que iniciou. Calopsitas são naturalmente assustadas, lembre-se sempre disto. Mesmo estando já amansadas continuam assustadiças. Dentro de algum tempo ela irá para sua mão, para seu ombro. A partir daí é um constante aprendizado de relacionamento entre vocês. Paciência é a palavra de ordem.
Um terceiro método consiste em uma mescla dos dois tipos acima. Este método já é utilizado por muitos criadores e tem mostrado bons resultados. Neste método deixamos os filhotes com os pais em seu ninho. Porém de duas a três vezes por dia (alguns criadores aconselham 3 vezes) nós alimentamos os filhotes, manualmente. A seguir recolocamos o filhote novamente no ninho. Com isto temos dois benefícios: as aves acabam ganhando confiança e nos aceitando e os pais - alimentando as aves nas demais vezes - acabam fornecendo os anticorpos de que elas necessitam. O único inconveniente é o de, eventualmente, os pais abandonarem o ninho pelo fato de estarmos mexendo nele. Isto porém não é o normal. Deve-se sempre procurar manusear o filhote quando os pais não se encontram no ninho.
Mas e calopsitas adultas, podem ser amansadas ? Sim, isto é perfeitamente possível. Porém os resultados não serão os mesmos que uma ave amansada desde filhote.
Em épocas de procriação as aves ficam naturalmente mais arredias. Nestas ocasiões as aves adultas amansadas poderão ter um comportamento mais agressivo, mesmo com seus tratadores. Isto deve sempre ser levado em consideração.
Amansar as aves é uma opção a ser bem pensada. Uma ave amansada sempre será mais dependente da relação humana. Uma ave amansada requer mais atenção e carinho além de um contato constante. Neste nosso mundo corrido nem sempre temos tempo ou disposição para dar o que ela necessita. Por vezes amansamos ou compramos aves amansadas naquele momento e aos poucos, acabamos por nos afastar delas. Nestes casos acredito não ser vantajoso nem a você e muito menos para a ave. Aves que são rejeitadas tendem a sentir isto, tal qual ocorre com seres humanos. Podem parar de se alimentar, diminuir sua resistência e mesmo vir a morrer. Em alguns casos a ave acaba regredindo a um estado 'normal', sem permanecer mansa (embora esta não seja a regra).
Muitas vezes damos menos crédito à inteligência destas aves do que deveríamos. Elas são, sim, animais inteligentes. Adaptam-se a nós, a nossos lares, à nossa vida. Sentem fome, medo, frio, alegria, dor, tristeza, aceitação, rejeição. Aceitam carinho e o retribuem. Conseguem sentir nosso estado de espírito de forma até mesmo maior que nós mesmos. São animais que merecem, antes de tudo, nosso respeito.
 TENHA UMA BOA TARDE!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Inteligência Canina

Inteligência canina foto 1Olá, pessoal!!!
Todos nós sabemos que nossos aumiguinhos são muito inteligentes.
E quem nunca ouviu aquela frase:
" Meu cachorro é muito inteligente, precisa ver..." 
Realmente todos são. Leiam o artigo abaixo. 
Cachorros são realmente animais muito inteligentes, capazes de aprender por associação e com grande memória, podendo lembrar de diversos truques e situações por muito tempo. A inteligência dos cães permitiu que fossem e ainda sejam treinados para as mais diversas funções, desde de regras de higiene básicas, pequenos truques, até as grandes demonstrações de compreensão e inteligência que podemos ver em cães-guia  e cães de pastoreio entre outros.
Algumas pessoas pensam que, por serem tão espertos, os cachorros vãoentender tudo sozinhos, que eles ” já nascem treinados”. Obviamente isto não acontece e em muitos casos é um fator de decepção do dono despreparado com o cão. Todos os cães, independentemente da raça precisam ser ensinados pelo dono para aprenderem as regras da casa ou usarão sua inteligência para “descobrir como destampar a lata de lixo”, “aprender como fugir de cercados” ou “como abrir portas” entre outras demonstrações de inteligência que normalmente incomodam os donos. Desde cedo é preciso mostrar ao filhote o que ele pode e não pode fazer, e nunca abrir excessões. Cães não entendem a linguagem humana, se você disser: “só dessa vez” por mais esperto que seja ele não vai entender que não deve subir no sofá de novo, mas quase com certeza será esperto o suficiente para perceber que se insistir pode conseguir novamente.
Alguns cães são tão espertos que “adestram” seus donos ao invés de serem adestrados por eles. Quando um cachorro chora pedindo comida e nós atendemos ao pedido estamos fazendo a vontade do cachorro, ou seja, o cão ensinou o dono a dar o petisco sempre que ele pedir, alguns cães “ensinam” seus donos a fazerem carinho quando latem e não é incomum ouvir donos reclamarem que só conseguem fazer o cachorro parar de latir fazendo carinho. Todos estes comportamentos começam aos poucos e podem ser evitados com uma educação adequada. Se o futuro dono de um cachorro tiver em mente que deve adestrar seu cachorro e não “ser adestrado por ele” a convivência entre os dois será bem melhor.
A inteligência individual do cachorro entretanto depende de vários fatores, como o ambiente onde vive e a quantidade de estímulos que recebe, mas também depende da raça. Um dos maiores estudiosos do assunto é o Dr. Stanley Coren que publicou um livro sobre o tema em 1994. Seu livro ” A inteligência canina” contém um ranking de inteligência que enumera diversas raças de cães de 1 a 79 de acordo com sua inteligência. Contudo, nem mesmo oDr. Stanley Coren com sua extensa pesquisa envolvendo criadores e adestradores conseguiu agradar a todos. Muitos donos de cães de raças consideradas menos inteligentes pelo livro argumentaram que seu cachorro era muito mais inteligente que o cão do vizinho, de uma raça teoricamente mais esperta.
A verdade é que o ranking de inteligência canina do Dr. Coren deve ser entendido mais como um ranking de adestrabilidade que como um ranking de inteligência proriamente dito. As raças que ocupam as primeiras colocações são aquelas que respondem bem a treinamentos e memorizam comandos mais rapidamente, ou seja, possuem um tipo de inteligência mais adaptado à convivência com humanos, um desejo de agradar seus donos mais evidente e um poder de concentração maior. Outras raças, presentes nas últimas colocações do ranking não respondem bem a treinamentos e não gostam de treinos de repetição, não por serem mais “burras” mas, aparentemente por terem menos paciência e se distraem facilmente com o ambiente. Em geral cães de raças originalmente de caça costumam se distrair facilmente pois o menor movimento no ambiente pode chamar sua atenção como uma possível presa.
Apesar de tudo, o ranking continua sendo a melhor referência para futuros donos se informarem. Donos que desejem que seus cães sejam obedientes e bem treinados não deverão escolher uma raça como o borzoi ou o Buldog inglês, ou, caso escolham, devem estar conscientes que terão bastante trabalho.
  1. Border Collie
  2. Poodle
  3. Pastor Alemão
  4. Golden retriever
  5. Doberman
  6. Pastor de Shetland
  7. Labrador
  8. Papillion
  9. Rottweiler
  10. Australian Cattle Dog ou Boiadeiro Australiano
  11. Welsh Corgi Pembroke
  12. Schnauzer Miniatura
  13. Springer Spaniel
  14. Pastor Belga Tervuren
  15. Pastor Belga GroenandelSchipperke
  16. Collie
    Keeshound ( Spitz lobo )
  17. Braco Alemão de Pelo Curto
  18. Cocker Spaniel Inglês
    Flat Coated Retriever
    Schnauzer Standard
  19. Spaniel Bretão ou Brittany
  20. Cocker Spaniel Americano
  21. Weimaraner
  22. Pastor Belga MalinoisBernese Montain Dog
  23. Spitz Alemão Anão
  24. Cão D’água Irlandês
  25. Vizsla
  26. Welsh Corgi Cardigan
  27. Yorkshire Terrier
    Chesapeake Bay Retriever
    Puli
  28. Schnauzer Gigante
  29. Airedale TerrierBouvier de Flandres
  30. Border Terrier
    Briard
  31. Springer Spaniel Gaulês
  32. Manchester Terrier
  33. Samoieda
  34. Field spaniel
    Terra Nova
    Terrier Australiano
    American Stafford Terrier
    Gordon Setter
    Bearded Collie
  35. Setter Irlandês
    Cairn Terrier
    Kery Blue Terrier
  36. Elkhound Norueguês
  37. Pinscher Miniatura
    Affenpinscher
    Soft Coated Wheaten Terrier
    Silky Terrier
  38. Norwich Terrier
  39. Dálmata
  40. Soft Coated Wheaten Terrier
    Bedlington Terrier
    Fox Terrier Pelo Liso
  41. Curly Coated Retriever
    Wolfhound Irlandês
  42. Kuvasz
    Pastor Australiano
  43. PointerSaluki
    Spitz da Finlândia
  44. Cavalier King Charles Spaniel
    Braco Alemão de Pelo Duro
    Coonhound preto e fogo
    Cão D’água Americano
  45. Husky siberiano
    Bichon Frisé
    Spaniel Toy Inglês
  46. Spaniel do Tibet
    Foxhound Inglês
    Foxhound Americano
    Greyhound
    Grifo de Aponte de Pelo Duro
  47. West highland white terrier
    Deerhound escocês
  48. Boxer
    Dogue Alemão
  49. Teckels
    Stafforshire Bull Terrier
  50. Malamute do Alaska
  51. Whippet
    Shar Pei
    Fox Terrier Pelo Duro
  52. Rodesian
  53. Ibizan Hound
    Welsh Terrier
    Irish Terrier
  54. Boston Terrier
    Akita
  55. Skye Terrier
  56. Norfolk TerrierSealyham terrier
  57. Pug
  58. Bulldog Francês
  59. Grifo BelgaMaltês
  60. Galgo Italiano
  61. Cão de Crista Chinês
  62. Dandie Dinmont Terrier
    Pequeno Grifo da Vendéia
    Terrier Tibetano
    Chin Japonês
    Lakeland Terrier
  63. Old English Sheepdog
  64. Cão dos Pirineus
  65. São Bernardo
    Scottish Terrier
  66. Bull Terrier
  67. Chihuahua
  68. Lhasa apso
  69. Bullmastife
  70. Shih Tzu
  71. Basset Hound
  72. Mastin NapolitanoBeagle
  73. Pequinês
  74. Bloodhound
  75. Borzoi
  76. Chow Chow
  77. Bulldog Inglês
  78. Basenji
  79. Afghan Hound