sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um ótimo companheiro(cãopanhia)


 O YORK SHIRE TERRIER O Nº 1 DO BRASIL 

Desde 2001, nenhuma raça no Brasil registra maior quantidade de filhotes ao ano do que ele.
Esse pequeno cão britânico comumente apelidado de Yorkie conquistou o brasileiro e se transformou em sucesso de público.
Veja o que dizem sobre ele os dois especialistas que entrevistamos.
Um deles é a criadora paulista Gláucia Moscoso, também presidente de uma das entidades nacionais dedicadas exclusivamente ao Yorkshire. O outro é o inglês Osman Sameja, vice-presidente do mais importante órgão mundial especializado na raça.

ENTREVISTA

Gláucia Moscoso
uma estrela da raça no brasil
A advogada Gláucia Moscoso, de Jundiaí, no interior de São Paulo, é hoje o maior nome da criação nacional da raça.
Seu canil, Lake Buena Vista, administrado em conjunto com o marido, César,
mantém-se invicto desde 1998 como o melhor de Yorkshire pelo ranking anual da Confederação Brasileira de Cinofilia.
Também presidente do Yorkshire Terrier Clube Paulista, juíza cinófila, criadora há 19 anos e atualmente dona de 40 Yorkies, Gláucia conversou com Cães & Cia sobre a raça, abordando diversos temas, como popularidade, qualidade do plantel, convívio, saúde e manejo. Acompanhe

POPULARIDADE
Cães & Cia - Após um aumento gradual no número de filhotes nascidos ao ano, a raça se tornou em 2001 a NÚMERO 1 do Brasil em nascimentos anualmente registrados. E a tendência de crescimento continua. Em 2002, foram 12.764 exemplares contra 10.881 em 2001. A que a senhora atribui essa ascensão?
Gláucia - Basicamente a três motivos. Um é o tamanho. Cada vez mais as pessoas vivem em espaços reduzidos, e o porte do Yorkie o torna adequado a qualquer moradia, inclusive às bem pequenas.
É um cão de fácil transporte, que cabe em qualquer carro, que pode ser carregado por todo mundo, até mesmo por crianças e idosos.
Outro fator de peso nesse sucesso crescente é a belíssima aparência, marcada pela pelagem lisa e brilhante.
Por último, mas não menos importante, está o temperamento, alegre, esperto e afetuoso. Quem convive com um Yorkie típico se apaixona pela raça.


Cães & Cia - Como geralmente acontece com raças que se tornam muito populares, tem-se observado na criação de Yorkshire um maior número de ACASALAMENTOSnão bem planejados, o que vem gerando uma maior incidência de exemplares com desvios, tanto físicos, como de saúde e temperamento. Quais os desvios que a senhora tem visto com mais freqüência?

Gláucia - O tamanho excessivamente pequeno é o problema que mais me preocupa. O padrão da raça estabelece seu peso em até 3,1 quilos.
Eu considero como ideal os exemplares de 2 a 2,5 kg. Mas tenho visto muitos pesando em torno de 1 e 1,5 kg.
São produzidos para atender a procura por cães minúsculos e comumente apresentam desvios decorrentes da miniaturização, como estrutura física leve demais, pernas tortas, além de moleira aberta e, às vezes, até epilepsia e hidrocefalia.
Outra problema sério são os Yorkies hiperativos, latidores e agressivos.

CONVÍVIO
Cães & Cia - Quais os PONTOS ALTOS do temperamento da raça?
Gláucia - A alegria e o companheirismo. O Yorkie está sempre ao nosso lado. Também é inteligentíssimo e tem percepção muito aguçada.
Sente quando não estamos bem e fica ainda mais carinhoso. Outro ponto alto da raça é ser alerta.
O Yorkie detecta qualquer barulhinho ou movimentação e nos avisa. A gente sempre sabe quando há alguém chegando ou mexendo na porta. É um pequeno guardião.


Cães & Cia - Quais aspectos do Yorkie podem ser considerados INCONVENIENTES?
Gláucia - Quanto ao temperamento, não vejo inconvenientes. A menos que seja um exemplar com desvio, que lata demais ou seja hiperativo ou agressivo.
O que pode ser encarado como um senão de qualquer raça pequena é a fragilidade física.
Um Yorkie pode se machucar seriamente em acidentes relativamente bobos, como caindo de um sofá
Cães & Cia - A senhora recomenda que os Yorkies tenham aulas de OBEDIÊNCIA?
Gláucia - Para quem pretende ter apenas um cão de companhia disciplinado, que respeite as regras e limites domésticos, não acho necessário.
O Yorkie as aprende rápido e suas teimosias são raras, de forma que não interferem no bom convívio.
Já se a idéia é ter um exemplar que acate a comandos de adestramento propriamente ditos, o auxílio de um profissional pode ser útil, porque há técnicas para ensiná-los, e a maioria dos donos não está familiarizada com elas.
Cães & Cia - Como é o relacionamento da raça com CRIANÇAS?
Gláucia - Os Yorkies não gostam de ser mal- tratados. Se as crianças não os respeitarem, o mais típico é que fujam delas.
Já as que são ensinadas a lidar com os cães, como minha filha, que nasceu acompanhando nossa criação, desenvolvem ótima relação com eles.
De qualquer forma, sempre é bom supervisionar o convívio entre crianças e cães de pequeno porte,
porque eles são frágeis e podem se machucar com certa facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário