sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cão obeso pode dar cadeia para dono por maus-tratos

Olá, pessoal!
Hoje estou postando uma matéria que achei bem interessante.
Imagine se essa lei vigorá de verdade, muitas pessoas boas, e muitos donos de labradores iriam pra cadeia...pois o labrador é uma das raças que são mais afetadas pela obesidade, eu tenha duas, hindy e brenda que por enquanto estão com peso normal, pois são bem jovens ainda. Vamos ao assunto..

Lei prevê que alimentação excessiva pode expor animal ao desenvolvimento de doenças. Punição varia de três meses a um ano.


Pouca gente sabe, mas deixar os cão engordar até ficar obeso pode trazer punição aos donos, A lei nº9.605, em vigor desde 1988, garante proteção aos animais e prevê que negligenciar sua alimentação e o expor a doenças passa a ser uma infração. A punição pode ser reclusão de três meses a um ano, além de multa.
Na pratica, a lei não pegou no Brasil porque a cultura latina entende que alimentar muito é alimentar bem. Mas os especialistas alertam para as conseqüências  da obesidade canina.
" Cães acima do peso podem ter hipertensão arterial, diabetes, dificuldades respiratórias, problemas de coluna, entre outros problemas. O assunto é tão grave quanto nos humanos"; explicou o veterinário MARCELO QUINZANI,  do Hospital Pet Care Centro Veterinário, no Morumbi, Zona Oeste.
Nos ultimos anos, estima-se que 25% a 33% dos cães e gatos que freqüentam clinicas veterinárias estão obesos, e 40% dos cães adultos apresentam sobre peso (excesso de peso em 10% e 20% do ideal).
QUINZANI, acredita que é preciso observar uma serie de fatores antes de acusar alguém:
" o cachorro pode ter uma doença endócrina, ou apenas necessidade de fazer exercícios físicos  para queimar a gordura"
A cadela Sara (imagem não disponível) de dois anos, por exemplo, desenvolveu compulsão alimentar após castração, afirma a dona que preferiu não se identificar.
O veterinário PAULO DIAS, orienta que não basta queimar gordura. " Um profissional tem que acompanhar o cão, que vai ter ração especial, exercícios controlados e medicação."


  HÁ UMA DIFERENÇA BEM NOTAVÉL ENTRE O LABRADOR OBESO E O LABRADOR NORMAL


Fonte: Diário de São Paulo- Sábado/ 21 de Agosto de 2010
Por: Dany Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário