segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HOMEOPATIA EM ANIMAIS



Homeopatia


A Homeopatia enxerga o indivíduo como um todo, promovendo o seu tratamento geral, sem tratar somente do fígado, do dente, ou da mente do indivíduo, por exemplo.


O uso da homeopatia para o tratamento de animais vem se desenvolvendo com o tempo e tem nos mostrado como essa prática pode ser benéfica. Temos presenciado a eficácia deste modo de tratamento, que é quase uma filosofia.
Para promover a cura, o homeopata precisa conhecer todos os sintomas de seu paciente. Estes sintomas irão revelar o modo como cada indivíduo interage com o meio que o cerca, e qual a solução para o mal que lhe aflige. Pelos sintomas apresentados e observados no animal, o homeopata irá escolher, com base na totalidade sintomática do paciente, aquele medicamento que espelhe o seu paciente, e que, portanto, seja capaz de curá-lo.

MITOS E VERDADES  
- É UM MÉTODO NATURAL DE TRATAMENTO
Verdade.
Porque nos utilizamos de substâncias oriundas da natureza (animal, vegetal ou mineral) que são preparadas somente por diluições sucessivas com água e álcool e agitadas manualmente ou por aparelhos.
Somente não deve ser confundida com Fitoterapia ou Florais, que também se utilizam de substâncias presentes na natureza, mas estas não são preparadas do mesmo modo (diluídas e agitadas)
- SE NÃO FIZER BEM, MAL TAMBÉM NÃO FAZ 
Mentira.
Todas as substâncias utilizadas em cada um dos medicamentos homeopáticos possuem ação sobre os organismos semelhantes à substância utilizada. Pode ocorrer que essa semelhança não seja total de forma a curar o indivíduo, mas seja parcial, de forma que irá induzir o indivíduo a algum tipo de reação, que nem sempre é agradável. Logo a homeopatia só deve ser utilizada pelo médico especialista no assunto, capaz de analisar a semelhança do remédio com o indivíduo.
- DEMORA MUITO TEMPO PARA COMEÇAR A FAZER EFEITO
É relativo, depende do efeito a que estamos nos referindo.
Nos caso agudos, temos um quadro clínico urgente, o efeito pode ser tão rápido quanto a alopatia, às vezes até mais rápido.
Nos casos crônicos, onde temos que equilibrar o organismo levando em conta inúmeros fatores, o resultado é mais lento, ou seja, conseguimos rapidamente resolver os sintomas agudos que se apresentam, mas considerarmos o organismo equilibrado realmente leva algum tempo; até por isso retornamos mais vezes ao homeopata ao longo desse tempo.
- OS REMÉDIOS TEM QUE SER DADOS DE HORA EM HORA
É relativo, depende do quadro que estamos tratando.
Nos quadros agudos, onde precisamos de um efeito rápido, podemos realmente precisar utilizar a medicação mais frequentemente (de hora em hora e até com intervalo de minutos), mas esse tipo de esquema normalmente só é usado num primeiro dia. Nos dias subsequentes podemos instituir um tratamento com medicação 3, ou 4 ou 6 vezes ao dia.
Mas em outros casos utilizamos medicação até uma vez por dia, ou ainda uma vez por semana, e muitas vezes ainda somente uma dose única.
- A HOMEOPATIA COMO ÚLTIMO RECURSO
As pessoas às vezes tendem a somente procurar a homeopatia quando já tentou de tudo com a alopatia e não obteve sucesso.
Realmente temos visto a homeopatia resolver casos onde a alopatia já tinha esgotado seu arsenal medicamentoso, porem podemos usar a homeopatia em qualquer caso, e não somente naqueles onde não sabemos mais o que fazer.
- A HOMEOPATIA É UMA FORMA EMPÍRICA DE TRATAR, QUASE COMO UMA BRUXARIA 
Mentira.
A homeopatia é uma ciência, que existe desde 1796.
É uma ciência baseada no poder energético das várias substâncias naturais, somente o conhecimento deste poder energético é objeto de muitos estudos a fim de se determinar os efeitos e poderes dessas substâncias. O médico homeopata, seja ele humano ou veterinário, estudou e está perfeitamente apto a escolher a substância correta para medicar o seu paciente, e sabe exatamente o que ela produzirá no organismo e porque.
- A HOMEOPATIA NÃO ACEITA OUTRAS FORMAS DE TRATAMENTO 
Mentira.
Os profissionais que se utilizam da homeopatia na medicina (veterinária ou humana) também examinam o paciente, fazem diagnósticos, se utilizam de exames complementares (radiografias, exames de sangue, ultrassonografias, etc.) e usam outras terapias quando necessário, não dispensando as novas descobertas da medicina veterinária. O mais importante em qualquer tipo de tratamento é o bom senso.
O homeopata também recomenda uma cirurgia, sendo ela realmente necessária; inclusive, no arsenal de medicamentos homeopáticos existem drogas que podem ser utilizadas para minimizar os efeitos traumáticos da cirurgia, bem como os efeitos indesejáveis da anestesia.
Ou seja, o Médico Veterinário Homeopata é um Veterinário como outro qualquer, apenas vê o seu animal por um outro ângulo, mais complexo e mais completo.
- A HOMEOPATIA NÃO ATUA EM QUALQUER CASO 
Mentira.
A homeopatia atua em todas as áreas, não existindo nenhuma contra indicação para a sua utilização. A única contra indicação ocorre quando pessoas leigas em homeopatia fazem prescrições, normalmente porque já se utilizaram deste ou daquele medicamento e conseguiram resultados. Isto não é uma garantia para que o tratamento funcione em outro indivíduo.
Os medicamento utilizados na homeopatia não são para este ou aquele quadro clínico, e sim para determinado indivíduo com aquele determinado quadro clínico. Justamente por isso muitas pessoas que já fizeram uso de medicação homeopática não ficaram satisfeitas com o resultado. A "culpa" não é da homeopatia, e sim destas prescrições realizadas sem a correta individualização do quadro e do paciente, que, neste caso, não terá recebido o remédio correto.
O que acontece é que na alopatia qualquer um que tenha uma dor de cabeça, por exemplo, pode se utilizar de uma série de medicamentos. Já na homeopatia a dor de cabeça de um indivíduo será combatida com um medicamento escolhido para esta dor dele, enquanto que a dor de cabeça de outro paciente poderá não ceder com este mesmo medicamento, visto que não são a mesma dor de cabeça, terão sempre nuances diferentes.
É isso que torna o ato de saber prescrever corretamente os medicamentos homeopáticos uma arte; arte esta difícil, pois requer muito estudo e observação; mas, ao mesmo tempo, apaixonante.


Dra. Neisa T. Lourenço - Médica Veterinária - UFF 1980
Especialista em Homeopatia - IHB 1998
Juiz de Fora - MG





Nenhum comentário:

Postar um comentário